Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Web 2.0

         A web 2.0 pode ser considerada uma nova concepção. Pois ela passa a ser descentralizada, onde qualquer pessoa pode se tornar um ativo e participante sobre a criação, seleção e troca de conteudo, sendo que o objetivo é fornecer aos navegantes mais criatividade, compartilhamento de informação e, mais que tudo, colaboração entre eles, fazendo com que esses navegantes tomem parte nesta revolução. 
        O processo e o armazenamento das informações migram dos computadores pessoais para servidores remotos, acessados via internet. As informações são conpartilhadas na rede e abertas para acesso público. Para a area da educação estão disponiveis as ferramentas como o Blog, Wiki e podcast, sendo que essas ferramentas são colaborativas, onde todas as pessoas pode contribuir com algo importante. 
         O papel do professor é muito importante, pois ele pode ajudar a ampliar a capacidade dos alunos de elaborar textos, emitir opinioes e debater com outros usuários, sendo que os professores e alunos podem ser produtores e divulgadores de pesquisas e projetos. 
         O uso da web 2.0 pode ser usado gradativamente nas atividades pedagógicas, como por exemplo atraves de leituras de texto em blogs, solicitando aos alunos que comentem no proprio blog e utilizam os wiki para a criação de textos.
       A participação efetiva do usuário nos dois sentidos do tráfego de informação: recebe-se conteúdo dinâmico, fornece-se o mesmo tipo de informação com a mesma facilidade. O mais interessante disto tudo é que não se trata de uma revolução tecnológica ou atualização brusca. É simplesmente uma mudança na maneira de promover conteúdo dinâmico através da internet

4 comentários:

  1. Complementando o seu texto Roseléia, podemos dizer que o professor já não é mais o núcleo da aula, isto é, o detentor de todo o conhecimento. Com a Internet (redes sociais, Google e outros aplicativos), quebrou-se talvez o maior paradigma do processo educativo. Agora ele passou a ocupar uma função mais mediadora, alguém que seleciona, e avalia, a relevância dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
    Por sua vez, o aluno tem hoje a capacidade de aprofundar os seus conhecimentos em qualquer área de seu interesse, seja assistindo aulas pelo youtube, pesquisando sobre diversos aspectos do tema que está sendo abordado em sala de aula ou inclusive interagindo com outros docentes no mundo todo.
    O professor, nessa nova realidade, não deve sentir que perdeu a sua hierarquia na sala de aula, e sim, pelo contrário, que agora tem a sua disposição novas ferramentas para o ensino.

    ResponderExcluir
  2. Também vejo que essas novas ferramentas pedagógicas vieram para cada vez mais contribuir para as atividades do professor como para um melhor ensino aos alunos, no entanto o professor precisa estar a cada dia mais atualizado nas evoluções tecnológicas, pois os alunos estão ligados diariamente a essas informações e principalmente em se falando em Web 2.0, e essas ferramentas o professor pode usar em seu beneficio para realização de suas atividades.

    ResponderExcluir
  3. Sirlei de Fátima Sales Cavasin pólo de palmitos. Eu acho que hoje dia esta tudo mais fácil com as tecnológias para os professores se aprofundares mais conhecimentos para os alunos aprender como se usar internet.A Web 2.0 é recurso que para sala de aula abre uma infinidade de possibilidades de estudos e aplicações.Essa geração que vivemos é altamente interativa esta ferramenta podemos usar sempre para nossa atividades.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Senti falta apenas da imagem do texto. Abs

    ResponderExcluir